GHSPORTS - Venha crescer com a gente
Nossas Modalidades

HISTÓRIA DO JUDÔ

circle

Jigoro Kano, fundador do Judô, nasceu em 28 de outubro de 1860, na cidade de Mikagemashi, no Japão. De compleição pequena e franzino, medindo por volta de 1,50m de estatura e pesando uns 48kg, o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes e provocava o desprezo dos outros adolescentes. Como qualquer adolescente tem o desejo de tornar-se forte, começa a incessante procura por algo que pudesse ajudar na sua formação física: aos 16 anos, praticou alguns esportes, mas estes eram demasiadamente agressivos para seu físico. Matricula-se então, numa Escola de Jujutsu (1877), sendo aluno do Mestre Fukuda.

Passa então a treinar vários estilos desta modalidade, e dia a dia vai se tornando mais forte, porém começa a compreender que só a sutileza junto com a delicadeza poderão vencer a brutalidade. Observou que as técnicas que aprendia poderiam ter valor educativo no sentido de oferecer ao indivíduo oportunidade de aprimoramento de seu autodomínio para superar sua limitação. Assim, passou a ter como meta transformar aquela tradicional arte numa arte marcial que pudesse trazer benefícios para o homem, ao invés de utilizá-lo como arma de defesa pessoal simplesmente.

Aprofundou seus estudos, pesquisando e analisando técnicas conhecidas, eliminou os golpes mais lesivos, como socos e pontapés, e em fevereiro de 1882, funda em Tóquio/Japão, a sua escola chamado Instituto Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade). O Judô Kodokan visava através da prática do Judô o desenvolvimento físico saudável, a educação intelectual e moral e como objetivo final de aprender o caminho da vida do homem, a finalidade não eram formar guerreiros, como no antigo Jujutsu, mas cidadãos pacíficos.

Jigoro Kano faleceu de tuberculose, no ano de 1938 com 77 anos, numa viagem de navio para o Japão, mas seus ensinamentos ultrapassaram as fronteiras e são praticados do mundo todo. No BRASIL, o Judô foi trazido com o início da imigração japonesa por volta de 1908, destacando a figura do Sensei Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma. O Judô entrou nas Olimpíadas primeiramente como esporte de demonstração, nas Olimpíadas de Tóquio em 1964.

“O Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”.

OS PRINCÍPIOS DO JUDÔ

circle

O Judô baseia-se no princípio do “Ceder para vencer”. Este princípio foi observado por um mestre chamado Shirobei Akiama, que não estava feliz com o que havia aprendido nas artes marciais e decidiu se retirar para as montanhas para meditar. Certo dia durante uma nevasca, o mestre observava que os galhos do salgueiro, eram finos e flexíveis, que com o peso da neve, se envergavam até a neve cair e voltavam à posição normal. O mestre concluiu então que contra a força deve-se usar a esquiva ou finta, se o oponente tentar empurrar você, use a esquiva e aproveite a força dele para derrubá-lo. Este é o princípio maior do Judô, por isto é chamado de Caminho da Suavidade.

Estes princípios são aplicados à elevação ou à perfeição do espírito e do corpo na ciência do ataque e da defesa, exige ordem e harmonia do corpo e da mente para atingir a prosperidade e os benefícios mútuos. Devem estar presentes em todos os atos e atividades do praticantes de Judô, não são restritos ao Dojô, mas são igualmente válidos na vida diária, implicando na conduta e ética do judoca perfeito.

Os princípios do Judô são:

DO = Caminho
JU = Suavidade

SEIRYOKU-ZEN-YO = Máxima eficiência com mínimo de esforço / uso da energia para o bem

JITA-KYOEI = Bem estar, prosperidade e benefícios mútuos.

Conheça nossas modalidades disponíveis

circle
img
Judô

Arte marcial japonesa fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

img
Treinamento Físico

Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos.