Entenda um pouco a diferença ente Atividade Física e Exercício Físico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Atividade Física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.
Por exemplo, passear com o cachorro, andar no parque, passear de bicicleta e até o treino na academia ou clube (se não for estruturado com objetivo específico bem definido).
Então, para que a Atividade Física seja considerada Exercício Físico é necessário que ela seja Estruturada, Planejada e Repetitiva e tenha como objetivo aumentar ou manter um ou mais componentes da aptidão física. Como componentes da Aptidão Física temos: Modalidade, Gasto Calórico, Frequência Semanal, Intensidade, Duração e Progressão. (Ver Guideline ACSM-2018)
Vamos ver um exemplo no qual seu Objetivo seja Aumentar a Massa Muscular, mas lembre-se que Massa Muscular e Massa Magra não são a mesma coisa.
A Massa Muscular é composta apenas pelos músculos e a Massa Magra engloba além dos músculos, ossos, órgãos, fluídos e outras estruturas do corpo (veja com seu Nutricionista a relação entre Massa Magra e Percentual de Gordura).
O que considerar então para a Prescrição do seu Exercício Físico com objetivo de aumentar a massa muscular?
A modalidade que é o tipo de exercício que você irá fazer. Neste caso, para o objetivo de aumento de massa muscular a modalidade mais indicada é Força Dinâmica (tem que ter uma carga-peso, um número de repetições e intervalos entre séries). Por exemplo, fazer 10 repetições de supino, com 50 kg de peso, 4 séries com descanso de 2 minutos entre as séries.
Mas não é só isto, precisa trabalhar com a intensidade (baixa, moderada ou alta) que no caso do aumento de massa muscular será moderada para alta para ativar o tipo de fibra muscular responsável pelo aumento de massa muscular (no caso a tipo 2A). Lembrar que cada grupo muscular vai precisar de intervalo de 36 a 48 horas para ser trabalhado novamente (ver Princípio da Sobrecarga e Adaptação).
O Gasto Calórico vai depender de cada indivíduo e poderá ser calculado para que o substrato seja Glicose e a atividade na via anaeróbia lática. Complicou né? Vamos dizer, para facilitar, que você precisa gastar 400 kcal no dia do treino (duração)e na semana 2000 kcal se fizer 5 treinos semanais – frequência semanal (o cálculo é feito após uma avaliação individual).
E a Progressão? Se você sempre fizer a mesma série, a mesma quantidade de exercícios e os mesmos intervalos seu corpo vai se acomodar num determinado estágio. Para quebrar esta homeostase é necessário dar novos estímulos. Para isto trabalhamos com uma Periodização do Treinamento onde a cada ciclo de algumas semanas deve ter um incremento na carga/peso de 2% a 10%, dependendo do objetivo específico desejado.
Para quem deseja emagrecer (diminuir o percentual de gordura e aumentar a massa magra), aumentar a Massa Muscular (hipertrofia), participar ou melhorar sua performance nas corridas de rua ou melhorar a saúde geral (colesterol, triglicérides, diabetes, etc.).
Avaliamos sua condição física atual e elaboramos uma Periodização de Exercícios Físicos de acordo com o seu Objetivo geral ou específico. A execução dos exercícios poderá ser feita na academia de sua preferência com acompanhamento à distância e reavaliação mensal.
O atendimento é feito de acordo com sua necessidade ou objetivo específico onde um programa de treinamento é elaborado para ser desenvolvido com acompanhamento do Profissional de Educação Física (presencial) na GH SPORTS, na sua casa ou na sua academia de preferência (que aceite a presença do Personal).
Para grupos de até 7 pessoas, em turmas mistas oferecemos alguns horários de treinamento nas dependências da GH SPORTS. Os treinamentos são oferecidos de segunda à sexta feiras em horários indicados na tabela abaixo.
Os treinos são compostos de Modalidades como Treinamento Funcional, Treinamento Intervalado e Exercícios de Musculação em aulas de aproximadamente 50 minutos.
Arte marcial japonesa fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos.